domingo, 19 de fevereiro de 2012


Trabalhismo (Wikepédia)

Trabalhismo é a denominação dada a uma vertente política surgida na Inglaterra a partir de certas questões relacionadas à defesa de interesses políticos e econômicos levantadas por alguns setores do movimento operário.

No Brasil

No Brasil, o trabalhismo começou propriamente em 1945, com a fundação do Partido Trabalhista Brasileiro sob a inspiração de Getúlio Vargas. Durante as décadas de 1950 e 1960, o trabalhismo foi a principal vertente da esquerda moderada na política brasileira, atraindo setores e eleitores que não se identificavam nem com a direita nem com o comunismo. Teve por expoentes teóricos Alberto Pasqualini e Santiago Dantas. Ainda na década de 60, o trabalhismo já experimentara cisões, como a do MTR de Fernando Ferrari.
A partir do fim da década de 1970, o PTB encontrou-se desfigurado de seus ideais trabalhistas, sobretudo após a morte de Ivette Vargas. O grupo liderado por Leonel Brizola, veio a fundar o PDT, Partido Democrático Trabalhista, que concentrou a maior parte dos trabalhistas de esquerda. Outros grupos trabalhistas de menor expressão se organizaram no PT do B e no PTN

Nenhum comentário: